PROJETO LEITURA NA EEJAR
Grupo: Claudio Borges, Reginaldo Cremm, Lúcia Marta, Marcos Larréia, Lucilene Jaques, Rosiley Alves, Elis Regina, Eucenir Durães, Ivone Rumeu e Jurandir Rocha.
Descrição: Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por consequência dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.
Faz-se necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.
Neste sentido pensamos ser um dever, de nossa instituição de ensino, juntamente com professores e equipe pedagógica propiciar aos nossos alunos, momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.
Parabéns pelo projeto de vocês, percebemos que a leitura é fator fundamental para o bom desempenho do aluno em todas as disciplinas e mais ainda para a sua formação social, assim nós professores temos o dever de propiciar ações que incentivem o prazer pelo ler, que não seja apenas uma obrigação escolar. Sucesso ao grupo!
ResponderExcluir